Já falamos em outro post sobre as vantagens de se contratar uma empresa de conservação e limpeza e sobre como esse serviço pode impactar positivamente o seu negócio. Como toda prestação de serviço, conhecer mais sobre o assunto e os benefícios oferecidos é muito importante, mas também é preciso saber escolher a empresa prestadora ideal para o seu negócio. Quanto mais clara, transparente e correta for feita a contratação, fica mais perceptível identificar as vantagens e usufruir do serviço.
Abaixo, separamos alguns pontos importantes para te ajudar a fazer a escolha certa.
Não é por se tratar de um serviço terceirizado que sua empresa está isenta da responsabilidade de garantir os direitos trabalhistas. Por isso, antes de contratar a prestadora de serviços, confira se a empresa está em dia com suas obrigações trabalhistas. Isso diminui, inclusive, as chances de ocorrer um desentendimento ou até uma greve.
Solicite, antes de contratar uma empresa, todas as certidões, garantindo a idoneidade da empresa em relação às suas obrigações legais, especialmente o que se refere ao recolhimento de FGTS e INSS.
Também é necessário que você conheça qual é o posicionamento de mercado da empresa que será contratada. Ela é a mais especializada no ramo ou na região? Está em crescimento ou vem apresentando problemas financeiros? Seus serviços são bem recomendados? Em caso de falta, a reposição do funcionário é rápida?
Responder a essas perguntas é essencial para garantir que a prestadora seja capaz de fornecer o serviço contratado com qualidade e eficiência por um preço justo, fazendo valer a relação entre custo e benefício.
Peça referências e se possível visite alguns locais em que a empresa presta serviços para que possa verificar a qualidade da prestação e para que também possa conversar com alguns clientes. Isso vai te ajudar a avaliar os trabalhos da possível contratada.
Solicite a planilha de custos aberta, identifique todos os custos com salários, encargos, benefícios, equipamentos, taxas administrativas, lucro e impostos. Verifique no sindicato da categoria de limpeza quais são os salários e benefícios obrigatórios e verifique na planilha se todos os itens estão sendo rigorosamente cumpridos.
Desconfie da empresa que apresentar um custo muito mais baixo que os demais, pois isso pode ser uma indicação de que a empresa está deixando de contemplar alguns custos obrigatórios.
Também é preciso conhecer qual é a tecnologia empregada pela empresa para realizar a limpeza. Quanto mais específicas forem as necessidades de limpeza do seu negócio, mais importante saber. Assim, uma empresa que lida com produtos químicos, por exemplo, demanda uma limpeza mais específica para garantir que não ocorra contaminação ambiental e, dentre outros prejuízos, precise pagar multas. Por isso, conhecer a tecnologia, os equipamentos, materiais/produtos utilizados e a capacitação da prestadora de serviços é um passo fundamental para que a contratação corresponda às expectativas.
Em algumas situações, a utilização de materiais e equipamentos adequados pode reduzir a quantidade de mão de obra, diminuindo os custos mensais.
Ficou alguma dúvida? Se sim, deixe um comentário. Veja também como a Tarefa ajudou o Estádio do Mineirão a ser reconhecido como o mais limpo da Copa do Mundo de 2014.
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