Solicite um orçamento
Seg a Sex, 7 às 18 hs
> blog
home

Processos trabalhistas, aprenda a evitá-los em equipes terceirizadas

A lei e os contratos de terceirização de serviços são complexos, sendo necessário ter muita atenção quando for contratar e assinar com empresas terceirizadas de qualquer segmento. Se alguma informação estiver confusa ou pouco clara o resultado pode ser processos jurídicos que prejudicam e podem até onerar a sua empresa. Pensando nisso, desenvolvemos este post para te ajudar a evitar processos trabalhistas envolvendo equipes terceirizadas. Pesquisa e atenção para os pontos a seguir serão de grande valia para a sua contratação.

Certidões negativas de débito com o INSS

Por mais que a empresa terceirizada seja responsável por responder pelas questões dos direitos dos trabalhadores, como o pagamento de INSS etc, é importante que você saiba se esses pagamentos estão em dia. Isso porque os prestadores de serviço podem não saber de qual dos lados vem esse pagamento e, caso haja qualquer problema, entrem com uma ação judicial contra a sua empresa, uma vez que ela é corresponsável. Portanto, quando você está por dentro do funcionamento da terceirizada, você garante que não terá nenhum tipo de problema envolvendo essas questões.

Verifique também se a empresa atua corretamente na segurança do trabalhador, uma vez que ela, na maior parte das vezes, é quem fornece os uniformes e equipamentos, oferece os benefícios prometidos e assinados em contrato aos prestadores de serviço e recolhe todos os impostos e encargos que são de responsabilidade dela.

Lembre-se: a empresa contratante é corresponsável pelos direitos os colaboradores. Então, toda atenção é fundamental.

Cheque as referências da empresa

Procure saber sobre os serviços anteriores da empresa terceirizada sobre a qual você está pesquisando. Tendo isso em vista, você saberá se ela presta os serviços com responsabilidade e se as diretrizes e ideologias trabalhistas estão de acordo com as suas. Além disso, programas internos de desenvolvimento de pessoas é outra boa referencia do trabalho preventivo da empresa. Tendo uma referência, você também terá a garantia de que poderá indicar para outra pessoa a terceirizada.

Condições financeiras

Sempre preste atenção em como andam as finanças da empresa que você deseja contratar. Pois se ela tiver algum problema financeiro e não puder acertar as contas com os funcionários terceirizados, as responsabilidades podem recair sobre o seu negócio, o que vai gerar um gasto extra ou até mesmo, prejuízo para a sua empresa. Os riscos de ações trabalhistas diminuem quando a empresa já se solidificou no mercado.

Após a contratação

Quando o contrato já estiver efetivado verifique periodicamente se a empresa está cumprindo o que foi acordado, se continua cumprindo e recolhendo os encargos e impostos e ainda, se continua pagando os direitos trabalhistas dos funcionários. Caso observe alguma irregularidade, notifique a empresa e tente resolver sem que haja a necessidade de acionar a justiça.

Esquecemos de alguma dica ou tem algo a mais para acrescentar? Participe e deixe nos comentários a sua opinião.

 

Guia de Facilities Services: Tudo que você precisa saber sobre limpeza e conservação

Conheça o Facilities Services e ganhe tempo para se dedicar nas áreas mais rentáveis em sua empresa. Saiba como minimizar os riscos contratuais e veja como otimizar sua operação usando o Facilities Services.

Download
mm
Marco Túlio Castro
Especialista na operação de facilities services para empresas, eventos e pós-obras. Sócio e gestor operacional do Grupo Tarefa.

Veja também

Comentários

Downloads

Baixe nossos materiais educativos sobre facillities services, terceirização, negócios e etc.