Solicite um orçamento
Seg a Sex, 7 às 18 hs
> blog
home

Quando vale a pena terceirizar a conservação e limpeza?

Que a terceirização da conservação e limpeza é capaz de trazer impactos realmente positivos para o seu negócio, já sabemos. Mas para garantir a satisfação do cliente e expectativas em relação ao serviço prestado, é necessário saber escolher corretamente a empresa prestadora. Assim, não haverá frustrações e sua empresa poderá perceber as vantagens do serviço prestado.

5 ítens para avaliar antes de terceirizar a conservação e limpeza

Neste post, identificamos 5 itens principais que irão contribuir para a tomada de decisão correta. Confira quais são as dicas:

Qualidade

Ao contar com a parceria de uma empresa qualificada que se dedica exclusivamente à conservação e limpeza, o nível de qualidade subirá às alturas. E essa qualidade está, inclusive, relacionada ao investimento feito pela prestadora em busca de melhores resultados. Pense bem: por não ser foco do seu negócio, é extremamente improvável que você dedique muitos recursos ao setor, certo? E esse investimento, reflete diretamente na qualidade da limpeza.

Além disso, no caso de faltas, algo muito comum nesse setor, a empresa contratada pode contar com uma equipe de reserva, que permite fazer rapidamente a reposição do funcionário faltante, não deixando desfalcada a limpeza da empresa.

 

Eficiência

Justamente pelo nível de especialização de sua atividade, algumas prestadoras terceirizadas de serviços de limpeza conseguem fornecer muito mais eficiência nos trabalhos.

Isso ocorre pois elas podem contar com métodos e processos próprios, além de uma gestão focada em resultados. Dessa forma, pode ser mais fácil a empresa terceirizada conseguir o máximo de produtividade da equipe, consequentemente levando a resultados melhores.

 

Riscos

Por serem terceirizados, os funcionários da limpeza não terão vínculo trabalhista com a empresa contratante. Uma vez verificadas as condições trabalhistas oferecidas pela prestadora antes de decidir por sua contratação, essa especificidade trará um risco infinitamente menor para a empresa que terceirizou. Sem contar a tranquilidade em relação a demissões, acertos, recontratações, e todos os riscos que uma relação empregatícia direta gera.

 

Foco

Ao terceirizar o serviço de limpeza, é possível dedicar atenção e tempo ao negócio, direcionando todos os esforços e recursos para aquilo que é realmente importante para seu crescimento.

Imagine, por exemplo, um shopping. Sem a terceirização de serviços de limpeza, o negócio teria que deixar de realizar melhorias na praça de alimentação para poder garantir a higienização dentro de certos padrões. O mesmo acontece com sua empresa. Podendo oferecer dedicação exclusiva ao seu negócio, maior é o foco e melhor, também, os resultados.

 

Custos

A terceirização reduz os custos da empresa, e essa é uma das principais vantagens. Terceirizando a conservação e limpeza, a empresa gasta menos com o desperdício de produtos, máquinas e equipamentos, além de ter um menor custo com rescisões, troca de funcionários, substituição nas férias e faltas. O passivo trabalhista é reduzido drasticamente e existe uma previsibilidade muito maior dos custos mensais que são estabelecidos através dos contratos firmados com as contratadas.

Além do mais, uma empresa de conservação e limpeza especializada tem maiores conhecimentos sobre os processos, o que permite maior produtividade ou ganhos de escala, seja com a aplicação de procedimentos e treinamentos específicos e/ou com a utilização os equipamentos e maquinários corretos.

Além disso, com a terceirização da limpeza, a empresa contratante não é obrigada a seguir as convenções coletivas específicas do setor em que atua nem equiparar benefícios específicos da área administrativa, o que pode gerar reduções significativas de custo.

Paralelamente, de forma indireta, as empresas, também podem reduzir os custos com a terceirização da limpeza através da diminuição da estrutura de RH e departamento de pessoal, por não terem que se envolver com contratações/demissões dos funcionários e nem gerenciar folhas de pagamento, benefícios e aspectos relacionados a segurança de trabalho.

Terceirizar a conservação e limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência, dedicação ao seu negócio e otimização dos custos, além de diminuir os riscos de processos trabalhistas. Para isso, lembre-se, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto.

 

Enfim, terceirizar pode ser a melhor opção para seu negócio como um todo. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

 

Guia de Facilities Services: Tudo que você precisa saber sobre limpeza e conservação

Conheça o Facilities Services e ganhe tempo para se dedicar nas áreas mais rentáveis em sua empresa. Saiba como minimizar os riscos contratuais e veja como otimizar sua operação usando o Facilities Services.

Download
mm
Luiz Felipe
Graduado em Administração de Empresas com especialização em gestão financeira e gestão logística. Especialista em operações de facilities services em empresas de diversos portes e segmentos. Sócio e Gestor responsável pelo departamento comercial do Grupo Tarefa.

Veja também

Comentários

Downloads

Baixe nossos materiais educativos sobre facillities services, terceirização, negócios e etc.