Terceirizar serviços e setores da empresa pode trazer muitos benefícios, como economia de tempo, de dinheiro e mais foco nas atividades principais do seu negócio. Agora, você já parou para se perguntar quais setores podem ser terceirizados?
A lei permite a prestação de serviços por empresas terceiras seja efetuada. No entanto, existem algumas regras e especificações para que isso ocorra. Já falamos aqui no blog sobre a Nova lei da Terceirização, que terminou a tramitação Legislativo Brasileiro e que traz novas regras para a terceirização no país. E no post de hoje vamos explicar para você quais são os setores e os serviços que podem ser terceirizados e quais são as condições, além das implicações que isso pode trazer. Confira.
A legislação anterior, dizia que a terceirização de serviços em empresas diversos em empresas poderiam ser prestados contando que as tarefes não fizessem parte da atividade-fim da contratante. Ou seja, afazeres que não são parte das atividades principais. No entanto, com a nova lei, realizar a terceirização da atividade principal agora é permitido.
A totalidade dos funcionários contratados pelas empresas terceirizadas devem fazer parte do regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e eles têm o direito de receber os vencimentos iguais aos dos funcionários efetivos. Além disso, o setor de recursos humanos da empresa onde o serviço é prestado precisa responder ao funcionário em caso de atraso nos pagamentos ou do não repasse dos benefícios, como o transporte e vale alimentação.
Essa é uma dúvida frequente e que causa discussão constante. Com a sansão da nova lei, todas as atividades de uma empresa podem ser terceirizadas, independentemente que de qual é o segmento do negócio e dos serviços que desenvolve.
Existe o que pode, mas existe também o que não pode na terceirização. Na legislação atual não pode haver fraude na contratação de prestadores de serviços que não sejam autorizados pelo Ministério do Trabalho e que não se enquadram no trabalho temporário. Também não pode existir exclusividade, ou seja, o trabalhador terceirizado não pode prestar serviço para apenas uma empresa.
Além dessas, também é proibido que:
E então, esclarecemos as suas dúvidas sobre quais setores podem ser terceirizados? Se quiser participar com opiniões ou sugestões, deixe nos comentários e ajude quem também está pesquisando sobre o assunto.
Conheça o Facilities Services e ganhe tempo para se dedicar nas áreas mais rentáveis em sua empresa. Saiba como minimizar os riscos contratuais e veja como otimizar sua operação usando o Facilities Services.